Manutenção de Extintores

Novo

 

PARA PEDIDO DE ORÇAMENTO E CONSULTORIA GRÁTIS CONTACTE-NOS!

 

O Serviço de Manutenção é realizado por Empresa Certificada segundo a norma NP 4413

Mais detalhes

Mais informação

Extintor.pt - Especialistas em Manutenção de Extintores

Descontos especiais para quantidades! Peça orçamento.

A publicação do Regime Jurídico de Segurança contra Incêndios em Edifícios, através do Decreto-Lei nº 220/2008 de 12 de Novembro, foi estabelecida na regulamentação complementar (Portaria nº 1532/2008, de 29 de Dezembro) a obrigatoriedade dos extintores de incêndio estarem em conformidade com a NP 4413:2006

 

Um extintor é  um equipamento de protecção activa de segurança que tem como principal função proteger contra incêndios. Serve para evitar que um foco de incêndio se propague e se transforme num fogo de maior dimensão e de difícil extinção.

 

A carga do extintor é de duração limitada pelo que é muito importante saber como e quando é que este deve ser utilizado, note-se que a carga de um extintor pode acabar num curto espaço de tempo

 

A manutenção é um dos aspectos mais importantes dos extintores, é obrigatória por lei e deve ser feita anualmente ou sempre que o extintor for utilizado.

 

Os extintores apresentam um selo de manutenção onde deverão estar registadas as seguintes informações: ano e mês do carregamento do extintor, ano e mês da revisão e, ainda, ano e mês de validade, após o qual é necessário novo processo de manutenção.

 

 A etiqueta de manutenção conforme a NP 4413:2006.

 

 

 

Inspecção 

Trata-se de uma operação rápida que pode ser efectuada por pessoal designado pelo proprietário. Consiste em verificar se o extintor está no local adequado, se está bem visível e sinalizado, se as instruções de manuseamento estão legíveis e não apresentam danos. Pretende também verificar se a válvula, a mangueira e a agulheta se encontram em bom estado de conservação e se o selo não está violado.
Quando a inspecção revelar que houve violação, que o extintor está danificado, com carga desadequada ou outros danos deve ser submetido a medidas de manutenção adequadas. Deve existir um registo actualizado com as datas das inspecções, a indicação de quem as fez  e todas as indicações das medidas correctivas necessárias.

 

Manutenção

A manutenção de extintores é uma operação detalhada que tem que ser efectuada por empresa certificada pela NP4413 e registada na ANPC. Os procedimentos inerentes a estas actividades devem ser realizados nos prazos estipulados e adequados para cada tipo de extintor.

Aconselha-se que a manutenção seja efectuada no local, não sendo possível, os extintores devem ser substituídos por outros, de reserva, do mesmo tipo com a mesma eficácia.

 

Recarga

Tal como a manutenção, a recarga de extintores deve ser feita por empresa com serviço de manutenção certificado pela NP4413 e registada na ANPC que substitui ou reabastece o agente extintor e gás propulsor. Os extintores em que se tenham procedido ao seu carregamento devem ser marcados na respectiva etiqueta com o dístico da data dessa recarga. 

 

  

    

 

COMPROMETEMO-NOS A:

 

- elaborar e manter, pelo menos durante cinco anos, registos de todas as operações de inspeção e manutenção que realize, a data das mesmas, os resultados e as anomalias encontradas, os elementos substituídos ou outras situações que se considerem importantes para conhecer o estado de operacionalidade do extintor.

 

- entregar ao proprietário do(s) extintor(es) um exemplar do relatório contendo a informação das operações efetuadas.

Comentários

  • Comments ()
  • Não existe comentários de clientes neste momento.

    Escreva a sua opinião

    Manutenção de Extintores

    Manutenção de Extintores

     

    PARA PEDIDO DE ORÇAMENTO E CONSULTORIA GRÁTIS CONTACTE-NOS!

     

    O Serviço de Manutenção é realizado por Empresa Certificada segundo a norma NP 4413

    Escreva a sua opinião